2018, SESC Consolação, Projeto Colaborações artísticas em dança – Articulações com Beatriz Sano, Eduardo Fukushima e Júlia Rocha.

Site sesc consolação

Articulações

Programação de dança composta por espetáculos e atividades formativas que têm como foco as colaborações de artistas em processos de criação. Nesta primeira edição, temos como artistas convidados Beatriz Sano, Eduardo Fukushima e Julia Rocha.

sesc consolação...

Texto de apresentação para encontro ah!

por Isabel Ramos Monteiro

Uma página em branco é um abismo, um presente. Ao escrever o texto de apresentação para este encontro ah! devo ser delicada para que as palavras não preencham a surpresa diante do espaço, também “em branco”, oferecido para a dança de Beatriz Sano, Eduardo Fukushima e Júlia Rocha.

Três jovens artistas que se acompanham de perto desde o início de suas trajetórias dividem agora o Espaço Beta para mostrar as suas mais recentes criações em uma série de apresentações. Também compartilharão seus processos em uma oficina elaborada e ministrada pelos três. Em comum entre eles, a sutileza – exercitada através das práticas corporais orientais como o Seitai-ho, o Tai chi e a meditação zazen – e o Japão, país de onde vieram os antepassados de Beatriz e Eduardo e do qual Júlia sempre se sentiu parte.

O envolvimento deles nos trabalhos que compõem este programa não se limita às nomenclaturas presentes nas fichas técnicas: assistem aos ensaios, discutem dramaturgia, pensam no figurino, sugerem títulos para as obras, compartilham referências, cozinham, respiram, vibram junto. Num percurso que mistura afinidade artística e amizade, dividem a profundidade da criação em meio ao mistério da vida.

O título que nomeia este encontro é uma interjeição, fenômeno linguístico usado para quando faltam as palavras e resta o espanto.  Inspira-se no haikai que o poeta Matsuo Bashô fez para Matsushima, um grupo de ilhas do Japão. Talvez, tal como o poeta diante das ilhas de pinheiros, buscamos também a suspensão das palavras diante de um acontecimento. Talvez por isso, ah!, dançamos.

“matsushima, ah,

ah, matsushima, ah

ah, matsushima”

M.Bashô

Curso entre:  13/08/2018 a 28/08/2018

39958942_2189650927945644_8872480944007675904_n39372372_233182334038211_521586832790519808_n(1)

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s