2019, Caderno de Artista, Título em Suspensão

Caderno de Artista um trabalho de Claudia Miller para a Biena Sesc de Dança 2017.

Caderno de Artista #2 – Uma dança de transições não tão visíveis

Editoria Ponto Digital

13.08.2019

Eduardo Fukushima, bailarino e coreógrafo, olhou para o céu para criar a obra “Título em Suspensão”. A performance foi desenvolvida no terraço da galeria Luisa Strina, em São Paulo, a partir de um convite do artista plástico Matéo Lopez para que Eduardo fizesse uma intervenção na escultura interativa desenhada pelo colombiano. Tratava-se de um círculo azul com números em cobre espalhados pelo espaço, os quais fazem alusão a um relógio.

Eduardo ensaiou a performance durante um mês, mas, segundo ele, “o espetáculo nunca está pronto”. A obra sofre transformaçōes a cada apresentação, assim como o movimento das nuvens que o inspiraram. Quase sempre à altura do chão, ele manipula pedras, paus e chocalhos ao som de ruídos da natureza, e com o público a sua volta, recria o ambiente primitivo de uma fogueira. 

“Eu posso ser um bruxo, um guerreiro, um homem primitivo”.

Eduardo Fukushima

Diferente de seus trabalhos anteriores, “Título em Suspensão” é formado por movimentos mais leves, além de colocar luz, som e dança no mesmo patamar de importância. Eduardo deu sequência à pesquisa em residências na Alemanha, onde observou os aspectos históricos e geográficos das cidades que passou.

Caderno de Artista

Composta por 6 episódios, a web série traz entrevistas com artistas que apresentaram trabalhos autorais Bienal Sesc de Dança 2017. O projeto foi idealizado por Cláudia Müller, artista e pesquisadora de dança, e realizado em parceria com a equipe de Comunicação do Sesc Campinas.

O terceiro episódio traz Marina Tenório, que fala da instalação-performance “Composição para Esculturas e Um Corpo ”, realizada em parceria com a artista plástica Néle Azevedo. Assista a partir de 16/08 às 18h, aqui no Ponto Digital.

Texto: Lizandra Perobelli, Estagiária de Comunicação – Sesc Campinas.
Edição: Fernando Bisan, Editor web – Sesc Campinas
.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s